Projeto "Redação em foco"

Dica: O Paragráfo

O parágrafo é o conjunto de frases que formam uma sequência com sentido, com lógica.

Como elaborar o parágrafo?

Uma das principais preocupações dos alunos, ao receber como tarefa a elaboração de um texto dissertativo, é a estruturação do parágrafo e isso vem acompanhado de diversos mitos: “É verdade que o parágrafo só pode ter cinco linhas?”, “É verdade que a redação só pode conter três parágrafos?”. Não, nada disso é verdade! A qualidade do parágrafo está relacionada ao bom desenvolvimento das ideias. Neste texto, veremos como apresentar o tópico frasal.

Podemos dizer que o parágrafo é um conjunto de períodos, em que se desenvolve uma ideia central aliada a ideias secundarias. Embora o senso comum faça-nos pensar que existe um número ideal de linhas para a construção do parágrafo, cada um deve “corresponder a cada uma [daquelas] ideias, tanto quanto elas correspondem às diferentes partes que o autor julgou conveniente dividir o seu assunto”. A ideia central de cada uma dessas unidades será apresentada em um tópico frasal.

O tópico frasal sempre está presente nos parágrafos, pois é o foco central através do qual as ideias se norteiam e se encaixam.

Escreva um tópico frasal. A primeira frase do seu parágrafo precisa ser um tópico frasal. O tópico frasal é uma frase introdutória que aborda qual é a principal ideia ou teste de seu parágrafo. Ela precisa conter os pontos mais relevantes e importantes relativos ao assunto, resumindo o parágrafo como um todo.

Toda frase seguinte precisa apoiar o tópico frasal e dar detalhes mais profundos quanto ao assunto, discutindo questões ou ideias por trás dele. Se qualquer frase escrita não puder ser relacionada diretamente à tópico frasal, remova-a de tal parágrafo.

FONTES:
http://www.brasilescola.com/redacao/paragrafo.htm
http://pt.wikihow.com/Escrever-um-par%C3%A1grafo

 

Lembre-se de que toda redação necessita de planejamento!
Na próxima DICAS continuaremos falando a respeito da elaboração de parágrafos.
Fique atento!