Projeto "Redação em foco"

Aluna: Emanuelly Camilly Soares de Lima da Silva
Professora Responsável: Antonia Loureiro
Turma: 1º Ano - 01 - Ensino Médio

Titulo: A grande vela de Belém

É círio outra vez! O natal de Belém inicia-se em outubro, e não há como negar, as ruas se colorem, tudo fica limpo e povo sofrido lembra de sorrir, novas pessoas, de novos lugares, vêm para presenciar o tempo da padroeira da Amazônia e ao lado de seu povo passear.

Com o círio o asfalto vira mar-de-gente, a maniçoba espera sete dias, o pato no tucupi fica na panela, só esperando o povo voltar da trasladação e os pulsos carregam a fita dos três desejos, a fé inundando nove, de dez corações e aquele que não a recebe, pelo menos não negue, tudo errado fica certo, por aqueles instantes. Na mão as promessas amarradas pela corda, mudam-se as estações, e de repente, passaram duzentos anos, o que era piçarra tornou-se mármore, é uma pequena procissão virou a maior do mundo.

A todos que participam, não existe comparação para exemplificar a emoção, os gestos também não servem, pois é algo tão íntimo, que mesmo exemplificando, não há nada igual, desde o início, o sentimento é presente, somente a proporção, tal como o amor e o glória aumentou, pois a “grande vela”, a todos iluminou.