Projeto "Redação em foco"

Aluna: Ariane Trajano Silva
Professora Responsável: Antonia Loureiro
Turma: 2º Ano - 01 - Ensino Médio

Titulo: Belém na berlinda

Todo mês de outubro,a cidade de Belém se transforma.Os shoppings enchem,o trânsito atormenta,a comida vai ao fogo,as faixas enfeitam as fachadas,as fitinhas colorem as ruas.A cidade é movimentada física e economicamente.E não podemos esquecer da renovação da fé.

Pelo menos uma vez ao ano a paz reina entre as pessoas.As religiões se unem em prol da solidariedade com os romeiros que vêm de tão longe.Uma vez ao ano os estrangeiros podem ver o desenvolvimento,não estrutural,mas sim da população,acolhendo quem chega.Uma vez ao ano o comércio fica tão movimentado quanto no Natal.As ruas e avenidas alargam,como as margens de um rio com o aumento do nível das águas.

A capital paraense ganha muito com a época.A balança comercial fica favorável,o número de imigrações aumenta,trazendo melhorias em diversos setores.Subjetivamnete,a poesia dá esperanças a quem já tinha perdido e vontade de prosseguir a quem tinha ficado para trás.

No mês de outubro,a cidade das mangueiras abraça o mar de gente,ao mesmo tempo que fica na berlinda,com tanto carinho,ao lado da Nazinha.