Projeto "Redação em foco"

Aluna: Ana Flávia Ferreira Martins
Professora Responsável: Antonia Loureiro
Turma: 2º Ano - 01 - Ensino Médio

Titulo: Círio de Nazaré: Coração dos paraenses

Quando outubro se aproxima, as ruas de Belém se transformam. A cidade fica mais iluminada, a população se torna mais alegre, tudo fica mais bonito. Isso tudo se deve a chegada dela: a Virgem Maria.

Nossa Senhora de Nazaré é a padroeira da capital paraense e tem uma comemoração dedicada a ela, que comove a todos que presenciam essa festa movida pela fé e não há nada mais belo que as procissões feitas para a nossa Mãezinha. É algo tão maravilhoso, tão emocionante que toca o coração até mesmo de quem não segue o catolicismo.

Milhares de cristãos vão as ruas, para rezar, agradecer, pedir e adorar a mãe do Salvador. Aquela aglomeração, repleta de devoção, é composta por uma grande quantidade de símbolos que caracterizam a festividade como a corda, a berlinda e a imagem de Maria, a qual leva o menino Jesus nos braços e tem um novo manto a cada ano.

Todas as palavras aqui escritas são falhas tentativas de para apresentar o que é conhecido como o Natal dos paraenses. A celebração é tão grandiosa, que não cabe explicar, é necessário ver, sentir, provar. É preciso estar para ter noção do tamanho e do que é o Círio de Nazaré.