Projeto "Redação em foco"

Aluno: Aimi Shinkai
Professora Responsável: Antonia Loureiro
Turma: 2º Ano - 01 - Ensino Médio

O indígena brasileiro, mesmo considerado um cidadão pleno, com direitos aos benefícios sociais perante à lei, não é tratado ou respeitado como tal. Os conflitos que levam à morte de indígenas, a constante reivindicação de direitos pelos mesmos à Funai e o abandono das comunidades pelo Estado são cenários consequentes do não cumprimento das propostas das leis, pelos órgãos responsáveis.

Vale ressaltar o conflito que é gerado, envolvendo a demarcação de terras indígenas que leva à perda das posses das mesmas, pelos fazendeiros presentes na área. A tentativa de retomada das terras pelos indígenas que invadem fazendas que, segundo eles, estão em locais que estão em processo de demarcação, ocasiona a morte de vários indígenas, durante um conflito entre esses e fazendeiros.

Outro problema importante a ser destacado é a não garantia dos direitos indígenas, tendo como exemplo o direito à educação, que culminou na criação de escolas e à formação de professores indígenas, porém não garantiu uma boa educação de base com a estrutura precária dessas escolas. Vale citar a ocorrência de constantes protestos de tribos contra a prestação de serviços pela Funasa quanto à gestão da saúde das comunidades, sendo aquela investigada por corrupção.

O abandono de comunidades pelo Estado reflete na deficiência de atendimento na saúde, falta de escolas, problemas na demarcação de terras e desempenho de leis. Isso é ocasionado pelo desinteresse por parte dos órgãos, no cumprimento dos seus objetivos, além dos casos de corrupção presentes nos mesmos, evidenciando o desrespeito do indígena como cidadão, vivendo em precárias condições e no abandono.

Portanto, medidas devem ser tomadas, para solucionar os problemas citados; entre elas o combate à corrupção dentro dos órgãos responsáveis, para isso é necessário implantar maior fiscalização pelo governo, evitando desvios de dinheiro e verba. Com isso a realização de projetos e o cumprimento de leis presentes na constituição pelo órgãos será mais eficiente, garantindo o respeito aos direitos dos índios.