Projeto "Redação em foco"

Aluno: Elvis Nestor da Silva Coelho
Professora Responsável: Antonia Loureiro
Turma: 2º Ano - 01 - Ensino Médio

Titulo: Natal paraense

O natal paraense. Esse é um dos cognomes atribuídos a uma celebração religiosa evidenciada fortemente em Belém, seu epicentro. Lugar onde reúnem-se devotos, guiados pela fé, ou simples espectadores, participando de um evento.

O fato é: o Círio de Nazaré engaja a todos, direta ou indiretamente. Ora atraindo os adeptos ao catolicismo, ora movimentando a economia do estado. O poder de atração de turistas, que essa celebração têm, é justamente o que gera lucros para a metrópole belenense. As passagens a serem compradas nos aeroportos sofrem uma súbita alta, o valor de diárias em hotéis e pousadas encarece e o número de vendedores ambulantes cresce bastante.

É impressionante, o quanto esse evento mobiliza uma parcela enorme da população, a ponto de parar uma metrópole com quase dois milhões de habitantes. Na culminância da procissão principal, vê-se o indizível, sente-se o indescritível, percebe-se a fé dos promesseiros, de devotos em geral. É realmente comovente, até mesmo para quem professa outra crença.

Indubitavelmente, o Círio de Nazaré é uma demonstração de fé e devoção, em busca do sobrenatural, de um ideal de milagre.