Projeto "Redação em foco"

Aluna: Mariana Gonçalves Ribeiro
Professora Responsável: Patrícia Almeida
Turma: 8º Ano - 02 - Ensino Fundamental

Título: A palavra chave é consciência

Listas de compras. Será que sabemos a real importância delas? Diariamente, milhares de pessoas vão até estabelecimentos realizar compras. Listar os itens necessários é apenas uma das várias possibilidades que temos para controlar nossos impulsos consumistas. Impulsos estes que nos fazem gastar muito mais que o necessário em produtos não duráveis.

Fazer compras pode ser satisfatório. Até mesmo porque o homem contemporâneo tem certo prazer no ato de gastar. Entretanto, além de nossas preocupantes faturas no final do mês, muitas vezes nem pensamos sobre o destino daquela banana que acabou estragando dentro do cesto de frutas.

A verdade é que o destino de nosso lixo ainda é um quê a ser discutido. Qual a melhor opção? Como dar sumiço em algo cuja produção tende apenas a aumentar? Essas são dúvidas frequentes em nossa sociedade. E por conta disso, aquele alimento fora da validade continua parando em aterros e lixões. Apodrecendo até transformar-se em um fedorento líquido negro. Assustador certo? Pois esta é a real situação dos alimentos que deixamos de consumir.

Enquanto esperamos soluções vindas das autoridades, a melhor atitude que podemos tomar é reduzir ao máximo o quanto compramos. Seja através de simples listas de supermercado, ou truques e técnicas de reaproveitar aquilo que para muitos já é inútil. A palavra chave é portanto consciência. Consumo consciente. Compra consciente. Mundo consciente. É apenas isso que nos falta.