Projeto "Redação em foco"

Aluna: Maria Eduarda Chaves Feital
Professora Responsável: Antonia Loureiro
Turma: 9º Ano - 03 - Ensino Fundamental

Título: Círio de Nazaré

O Círio é uma celebração católica, que ocorre todo ano na cidade de Belém. É uma "festa" dedicada à Nossa Senhora de Nazaré, essa comemoração atrai milhares de pessoas, tanto no Brasil, quanto em outros países. É a segunda celebração mais famosa do mundo. Durante o círio, uma imagem da Santa passa pelas ruas, enquanto são jogadas fitas, balões, flores e tiras de papel.

Mesmo as pessoas que não são católicas participam do Círio. Elas percebem as mudanças na cidade, as ruas fechando, as lojas vendendo vários artefatos relacionados ao Círio. Há pessoas vendendo fitinhas e brinquedos de Miriti na rua, imagens da santa são colocadas em prédios. Há novenas feitas em homenagem a ela. Há o Círio fluvial, em que a santa passa pela "baía do Guajará" e recebe fogos de artifício que acontecem no sábado de manhã.

A noite ocorre a trasladação, em que a Santa chega à cidade. Domingo de manhã até a tarde é o Círio. As ruas ficam lotadas. Há músicas, rezas e decorações por toda parte. É um dia de fazer pedidos, promessas, agradecimentos e pedir perdão e bênçãos para a família ou para si próprio.