Projeto "Redação em foco"

Aluna: Letícia Tavares
Professora Responsável: Patrícia Almeida
Turma: 9º Ano - 04 - Ensino Fundamental

Título: Preconceito disfarçado

Imigrantes estão enfrentando cada vez mais dificuldades para se estabelecerem em outros países. Muitas vezes é porque não são bem recebidos. Além disso, há vários motivos que contribuem para a má hospitalidade dos refugiados em outras nações, principalmente, se forem países desenvolvidos.

Sentimentos nacionalistas causam uma péssima lavagem cerebral na população, que começam a ver os refugiados com outros olhos e arranjam motivos para tirá-los de seu país. Como? Um refugiado acaba trazendo sua cultura e começa a misturá-la com a cultura do país acolhedor, o chamado multiculturalismo. Fato que nacionalistas evitam a todo custo.

Os governos desses países não conseguem receber os imigrantes, e nem querem, principalmente, por eles serem indesejáveis pela nação. Vários motivos são dados, entre eles, aumento da criminalidade e do desemprego. O que são apenas “desculpas esfarrapadas”, pois qualquer pessoa sabe que o mal é praticado de pessoa por pessoa, e a cultura não interfere em absolutamente nada.

O preconceito em relação ao imigrante não envolve somente a questão socioeconômica. Também envolve conflitos de séculos atrás, isso afeta não só os refugiados. Conflitos do passado também fazem com que o migrante sofra preconceito. Como é o caso do leste europeu (da ex-URSS) que sofre nas mãos do ocidente da Europa.

Portanto, o que impede a hospitalidade aos refugiados? É o sentimento nacionalista excessivo. Na verdade, o nacionalismo de alguns países é apenas um disfarce do preconceito com as outras culturas.