Projeto "Redação em foco"

Aluna: Izabelly Beatriz
Professora Responsável: Patrícia Almeida
Turma: 9º Ano - 04 - Ensino Fundamental

Título: Sem proteção

Os refugiados vão embora de seu país em busca de melhores condições de vida. Mas será que isso dá certo, eles são tão bem recebidos como parece?

A televisão sempre mostra o governo ajudando e acolhendo, mas nem sempre tudo é o que parece. Os refugiados vêm para o Brasil e para outros países para fugir de brigas políticas ou até mesmo da crise econômica, muitos vêm com a esperança de construir uma vida nova, porém isso não é fácil, afinal falam línguas diferentes e quase sempre sofrem com a xenofobia. Há quem diga que um imigrante tira o emprego dos nativos e traz mais violência aonde chega.

Mas, na verdade, o que não percebem é que um refugiado só quer reconstruir sua vida, reconquistar o que perdeu. Muitos deles sofrem por ter uma família e não ter como sustentá-la pela falta de emprego e políticas públicas. Muitos homens e mulheres só querem uma oportunidade, mas nem sempre a recebem. O governo, por sua vez, não aceita tão bem com parece; para ele, o refugiado pode trazer problemas com a população local.

Em vista disso, o governo poderia mostrar para a população local que os refugiados não trazem o perigo que eles imaginam, assim evitariam brigas e trariam paz a todos. É preciso buscar maneiras para dar mais oportunidade ao imigrantes a fim de que todos possam melhor exercer a cidadania.